Jam

A ferramenta do processo criativo smart/simple

O que é?

O grande obstáculo no dia a dia de Diretores de Criação e equipes criativas geralmente não é a falta de ideias e sim a geração desorganizada e desfocada delas. Foi a partir dessa percepção, dos desafios reais enfrentados na DZ e da mania de criar processos que simplifiquem a vida das pessoas que desenvolvemos a JAM, a principal ferramenta do processo criativo smart / simple.

A função da JAM é facilitar a criação de campanhas e ações de comunicação de maneira focada e produtiva, sem perder o caráter artesanal e lúdico que esse trabalho exige. A mecânica é simples. Ajuda na organização das informações de entrada, na geração de ideias e na consolidação de propostas criativas.

Como funciona?

Identificada a necessidade de criar uma campanha ou ação especial, é definido um Band Leader, que seleciona a equipe que vai participar da JAM, marca a JAM e fica responsável por preencher o JAMBOARD.

O JAMBOARD é a alma da JAM. Ele deve ser impresso em folha A3 e tem áreas destinadas a todas as informações necessárias para o processo criativo de maneira visual e sintética.

Jamboard
Baixe a Jamboard em PDF

Com a JAM marcada, equipe definida e as informações do briefing em mãos, dá-se início ao processo. Na DZ, estabelecemos que as JAMs devem acontecer em 60 minutos divididos da seguinte forma:

  1. Preencher context area:
    15 minutos para inserir as informações de entrada.
  2. Fazer JAMSESSION:
    30 minutos para geração livre de ideias. Use o verso do JAMBOARD para rabiscar à vontade.
  3. Registrar tracks:
    15 minutos para seleção e fechamento de ideias.

Com as três ideias selecionadas, é hora de preencher as cifras. A cifra é um documento de texto que ajuda na estruturação da ideia para apresentação e para verificar se ela “fica de pé”. Os campos da cifra são:

Header
informações sobre a JAM
Tagline
a ideia descrita em uma frase
Sinopse
descritivo da ideia estruturado em um ou dois parágrafos
Tecnologias
ferramentas envolvidas na ação ou campanha,
  como website, hotsite, fan page, etc.
Ativação
ferramentas para ativar o projeto, como mídia, display,
  AdWords, digital PR, fan page do cliente, etc.
Baixe o template da cifra

As cifras são a etapa final da JAM. Uma boa JAM termina com três ideias estruturadas e consistentes, resumidas na forma de cifras. Se uma ideia exige mais do que o conteúdo de uma cifra para ser explicada, é porque ela não é smart / simple o suficiente.

Transição de cifra para apresentação
A cifra, acompanhada de conceito visual da ideia, se torna uma apresentação sintética, visual e vendedora.