Jam

A ferramenta do processo criativo da DZ

O que é?

O grande obstáculo no dia a dia de Diretores de Criação e equipes criativas geralmente não é a falta de ideias e sim a geração desorganizada e desfocada delas. Foi a partir dessa percepção, dos desafios reais enfrentados na DZ e da mania de criar processos que simplifiquem a vida das pessoas que desenvolvemos a JAM, hoje a principal ferramenta do nosso processo criativo.
A função da JAM é facilitar a criação de campanhas e ações de comunicação de maneira focada e produtiva, sem perder o caráter artesanal e lúdico que esse trabalho exige. A mecânica é simples: ajuda na organização das informações de entrada, na geração de ideias e na consolidação de propostas criativas.

Como funciona?

Identificada a necessidade de criar uma campanha ou ação especial, é definido um Band Leader, que seleciona a equipe que vai participar da JAM, marca a JAM e fica responsável por preencher o JAMBOARD.

O JAMBOARD é a alma da JAM. Ele deve ser impresso em folha A3 e tem áreas destinadas a todas as informações necessárias para o processo criativo de maneira visual e sintética.

Jamboard
Baixe a JAMBoard em pdf

Com a JAM marcada, equipe definida e as informações do briefing em mãos, dá-se início ao processo. Na DZ, estabelecemos que as JAMs devem acontecer em 60 minutos divididos da seguinte forma:

  1. Preencher context area:
    15 minutos para inserir as informações de entrada.
  2. Fazer JAMSESSION:
    30 minutos para geração livre de ideias. Use o verso do JAMBOARD para rabiscar à vontade.
  3. Registrar tracks:
    15 minutos para seleção e fechamento de ideias.

Com as três ideias selecionadas, é hora de preencher as cifras. A cifra é um documento de texto que ajuda na estruturação da ideia para apresentação e para verificar se ela "fica de pé". Os campos da cifra são:

Ideia
Uma frase que resuma a proposta criativa apresentada.
Insight
O que está por trás da ideia e dá relevância a ela.
Conceito
De que forma a ideia será materializada para o público.
Asset Principal
A peça essencial para que a ideia aconteça.
Pode ser um vídeo ou uma landing page, por exemplo.
Assets Secundários
Peças importantes para que a ideia se sustente.
Podem ser vídeos para Stories ou uma
sequência de email marketing, por exemplo.
Cifra
Baixe a Cifra em pdf

As cifras são a etapa final da JAM. Uma boa JAM termina com três ideias estruturadas e consistentes, resumidas na forma de cifras. Se uma ideia exige mais do que o conteúdo de uma cifra para ser explicada, é porque ela não está pronta para ser levada para o cliente.

Transição de cifra para apresentação
A cifra, acompanhada de conceito visual da ideia, se torna uma apresentação sintética, visual e vendedora.