Em 2020, logo no início da quarentena, o número de ocorrências de violência contra as mulheres apresentou uma curva acentuada. Nesse contexto, o coletivo Ainá viu a necessidade de engajar a sociedade na discussão e solução do problema.
No terceiro mês de quarentena, entre tantos novos comportamentos, as manifestações nas janelas se tornavam uma marca de uma vida social com muitas restrições. Foi assim que surgiu o insight para a ação Pela Janela, criada pela DZ, de forma voluntária.
Para tornar a ação possível, o perfil do Instagram da Ainá convocou voluntárias e voluntários que tivessem projetores em casa para participar de uma projeção coletiva. E, na semana entre os dias 12 e 18 de julho, essas pessoas receberam imagens com uma mensagem poderosa para espalhar pela cidade, através da sua janela.
As artes foram projetadas
em prédios de algumas das principais cidades do país.
Como Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Mas a mensagem da ação não se espalhou somente pelas paredes dos prédios e muros. A repercussão nas redes sociais foi imediata e ajudou a levantar um assunto de grande importância.
O perfil Projetemos, com quase 30 mil seguidores no Instagram e voltado para iniciativas do tipo, divulgou e explicou a ação com posts no feed. Já a TVT, um veículo de comunicação educativo e que tem o compromisso com a democracia e justiça social, divulgou a iniciativa através de uma reportagem postada no seu canal do YouTube. O perfil de Twitter do Matinal Jornalismo também publicou conteúdo sobre a ação. O número de downloads dos materiais no site cresceu 275% se comparados com o mesmo período do mês anterior.



Além de render uma super repercussão com este projeto, a parceria entre DZ e Ainá também entregou estratégias de comunicação no ambiente digital, com o objetivo de melhorar a comunicação do coletivo com o público.